sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Workshop: Vestidinho simples em tricot

Olá!

Hoje eu estava procurando receitas para bebês já pensando no verão (porque aqui não tem inverno mesmo..:-)) e lembrei deste vestidinho que eu fiz para a loja.

Eu lembro que ele foi vendido bem rapidinho embora ele seja bem simples. Este eu fiz com linha Bella mesclada e agulha número 3.  
Ficou super charmoso!

 Estou querendo fazer outro mas ainda não decidi a cor. Enquanto isso vou deixar a receita aqui para vocês caso vocês queiram experimentar.

O tamanho é para bebês de 03 a 06 meses.  

Você vai precisar de agulha circular para fazer o decote, alfinetes para colocar pontos a espera e também de 1 botão pois o vestidinho tem uma abertura nas costas.

Vamos à receita então!

Vestidinho com fita

Costas

** Monte 101 pontos e trabalhe 5 carreiras em cordões de tricot (ponto meia em todas as carreiras)

Tricote então 6 carreiras em ponto meia.

Carreiras de diminuição (começando no lado direito):

Carr. 1: 10m, 1 mate simples, meia até os 12 últimos pontos, 2 pj em meia, 10 m.
Carr. 2 a 6 : em ponto meia (dir. m, av.em t.)
Repita estas 2 carreiras até restarem 81 pontos.

Continue então reto até medir 23 cm terminando com uma carreira do lado avesso em tricot.

Agora faça a carreira para o passa fitas enquanto faz mais uma diminuição:

1m, *2 pj em m, laç, 1 mate simples* repita ** 20 vezes. = 61 pontos

Continue reto até medir 26 cm terminando com a carreira em tricot (avesso).

Comece então as cavas (lado direito):

Arremate 6 pontos no início das próximas 2 carreiras e depois mais 4 pontos no início das próximas 2 carreiras.

Diminua 1 ponto de cada lado na próxima carreira e em todas alternadamente ( uma carr. sim , outra não) até restarem 31 pontos.

Trabalhe 1 carreira em tricot (avesso).**

Abertura das costas:

Carr.1: 14 m, volte e trabalhe nestes pontos para o primeiro lado da abertura.
Carr.2: Monte 3 pontos tricote-os em meia. Trabalhe em tricot os pontos restantes.
Carr. 3: em meia
Carr. 4: 3m, o restante em tricot.
Repita as carreiras 3 e 4 até que o vestido tenha 33 cm. Termine com uma carreira do lado avesso.

Modele o pescoço: Tricote em meia até os últimos 6 pontos. Deixe estes pontos em espera em um alfinete ou agulha. Volte.
Diminua 1 ponto no lado do pescoço em todas as carreiras até que restem 5 pontos.
Continue reto até que a peça tenha 36 cm.Termine com 1 carreira no avesso. Arremate.

Faça o outro lado:

Com o lado direito do trabalho voltado para você, emende a linha e faça 1 carreira em meia.
Carr.1: em tricot até os últimos 3 pontos, 3m
Carr.2: em meia
Repita estas 2 carreiras até medir 33 cm terminando com uma carreira do lado avesso.

Modele o pescoço:
6m, deixe estes 6 m em espera em um alfinete ou agulha, meia até o final.
Diminua 1 ponto no lado do pescoço em todas as carreiras até restarem 5 pontos. Continue reto até a peça medir 36 cm terminando com tricot (lado avesso). Arremate.

Frente

Trabalhe como as costas de ** até **

Modele o pescoço:

Próxima carreira (lado direito): 11m, volte e trabalhe nestes pontos para um dos lados do pescoço.

Diminua 1 ponto no lado do pescoço em cada carreira alternadamente (ou seja, uma carr. sim e outra não) até restarem 5 pontos. Continue reto até a peça medir como as costas. Arremate.

Com o lado direito voltado para você,coloque os 9 pontos centrais a espera em uma agulha ou alfinete. Emende a linha nos pontos restantes e faça 1 carr. em meia.
Modele o pescoço como o outro lado, ao contrário.

Fazendo a barra do pescoço:

Costure os ombros.
Com o lado direito voltado para você e uma agulha circular mais fina do que a usada para o vestido, coloque os 6 pontos das costas a espera do lado esquerdo na agulha. Trabalhe-os em meia.

 Levante 9 pontos do ombro esquerdo até a abertura das costas e tricote-os em meia.

Agora levante 17 pontos em torno do pescoço na parte da frente e tricote-os em meia.
Junte agora os 9 pontos a espera do decote e trabalhe em meia, levante mais 17 pontos do outro lado do pescoço na frente do vestido, 9 pontos do lado direito das costas e os 6 pontos restantes a espera (sempre trabalhando em meia). Total de pontos na agulha: 73 pontos

Trabalhe em carreiras de ida e volta:
Carr. 1: m
Carr.2: Faça a casa do botão: 1m, laç, 2 pj em m, meia té o final
Carr. 3: m
Arremate.

Fazendo a barra das cavas:

Com o lado direito do trabalho voltado para você e agulha mais fina do que a usada para o vestido, levante 60 pontos em torno da cava e trabalhe 3 carreiras em cordóes de tricot (meia em todas as carreiras). Arremate.
Faça o outro lado igual.

Costure e pregue o botão e está pronto!

Espero que tenha dado para entender tudo
Bjs e até a próxima!

3 comentários:

  1. que lindo, amei, quantos novelos de linha você usou amiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu lembro que eu tinha 2 novelos desta linha Bella e sobrou bastante mas acho que 1 novelo pode ser pouco. Abs.

      Excluir
  2. Olá! Amo trico! Ficou lindo! Obrigada por compartilhar!
    O teu blog é lindo! EStarei sempre aki! Um beijo!
    Sam

    www.tricodasam.blogspot.com