sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Receita de Casaquinho Básico em Tricô para Bebê

Olá! :-)

Eu já mencionei várias vezes aqui que tenho muitas receitas anotadas em caderninhos que eu nem sei mais de onde que eu tirei.

A receita de casaquinho básico que eu uso é esta que eu vou deixar aqui para quem quiser.

Com ela você pode criar um casaquinho do seu jeito modificando os pontos ou enfeitando como estes aqui:

Se você reparar vai ver que a receita é a mesma feita com fios diferentes.

Este tamanho veste bebês de 0 a 3 meses então para fazer tamanhos maiores você terá que fazer os cálculos e seguir tabelas de tamanhos que você encontra facilmente na internet.

Meu objetivo aqui é só te mostrar o básico e a partir daí você vai poder fazer o casaquinho que você quiser usando a criatividade.

Falando em criatividade vamos usá-la mais minha gente! :-D

Ontem eu estava de bobeira e andei passeando por canais do you tube que ensinam tricô. 

Olha que eu tenho que estar muito entediada mesmo para visitar estes canais.. rss porque até para aprender técnicas quando a pessoa começa a falar muito e não vai direto ao assunto eu imediatamente procuro outro vídeo..rs

Mas o que eu quero dizer é que vi canais tão iguais, até falando as mesmas palavras!! Fiquei pasma, não sei quem copia quem e achei muito engraçado..rs

Bom, deixa eu falar da receita que é melhor :-D

Eu adoro esta receita porque tem esta cava raglan que é a minha preferida :-)

Na internet você encontra várias receitas de casaquinhos com cavas raglan que são top down ou seja começam pelo pescoço mas esta começa pela barra e depois junta todas as peças.

Anota então receita, ela é bem simples mas você vai precisar de alfinetes para colocar pontos à espera.

Se você não tem, sem problemas! Você pode colocar os pontos num fio e dar um nó leve. Sempre tem um jeito de improvisar :-D

No caso dos casaquinhos acima foi utilizado fio Bella no azul e fio Família no amarelinho e agulha nr 3 mas nada disto é importante! 

Lembre que este casaquinho é uma tela em branco que você pode fazer com pontos e fios diferentes! 

Abreviações:

m – meia

t – tricô

laç – laçada

2pjm – dois pontos juntos em meia

2pjt – dois pontos juntos em tricô

ms – mate simples

Costas

 Monte 60 pontos na agulha número 3 e trabalhe 8 carreiras em ponto barra 2/2 (2 meia, 2 tricô). 

Continue em ponto meia até atingir 11 cm no total.

Continue da seguinte forma:

Carr. 1: arremate 4 pontos no início da carreira para a cava, o restante dos pontos em meia

Carr. 2: arremate 4 pontos no início da carreira para a cava, o restante dos pontos em tricô = 52 pontos

Coloque esta parte do trabalho a espera num alfinete.

Frente esquerda

 Monte 30 pontos na agulha número 3 e trabalhe 8 carreiras em ponto barra 2/2 

Trabalhe em meia até que atinja 11 cm no total
.
Na próxima carreira continue assim:

Carr. 1: arremate 4 pontos no início da carreira para as cavas, em meia até o final. (26 pontos)

 Deixe este trabalho a espera num alfinete. 

Frente direita

Trabalhe como para a frente esquerda sendo que o arremate dos pontos devem ser feitos no lado oposto da seguinte forma:

Carr. 1: em meia

Carr. 2: arremate 4 pontos no início da carreira para as cavas, em tricô até o final. (26 pontos)

Deixe a espera num alfinete

Mangas (as duas são iguais)

Monte 38 pontos na agulha número 3 e trabalhe 8 carreiras em ponto barra 2/2

Trabalhe então em ponto meia da seguinte forma:

4 carreiras em ponto meia

Carreira de aumento: 3 m, 1 aum, em meia até os últimos 3 pontos, 1 aum., 3 m

5 carreiras em ponto meia

Repita as últimas 6 carreiras até que fiquem 50 pontos na agulha.

Continue trabalhando em ponto meia direto até que a peça atinja 14 cm.

Arremate então 4 pontos no início das próximas 2 carreiras para a cava e deixe também a espera = 42 pontos

Agora você vai juntar todas as peças a espera para começar a trabalhar o raglan:

Com o lado direito das partes voltadas para você coloque na agulha principal e trabalhe 1 carreira em meia da seguinte forma:

26 pontos da frente direita

42 pontos da manga direita

52 pontos das costas

42 pontos da manga esquerda

26 pontos da frente esquerda

= 188 pontos

Trabalhe 1 carreira em tricô no avesso.

Comece então o raglan:

Carr. 1: 23 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 36 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 46 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 36 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 23 m.

Carr. 2 e todas as pares : em tricô

Carr. 3: 22 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 34 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 44 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 34 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 22 m.

Carr. 5: 21 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 32 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 42 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 32 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 21 m.

Carr. 7: 20 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 30 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 40 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 30 m, 2pjm, 2 m, 1 ms, 20 m.

Continue a fazer estas diminuições (8 diminuições por carreira) para o raglan até restarem 68 pontos na agulha.

Trabalhe então 8 carreiras em ponto barra 2/2 e arremate.

Barras frontais:

Para o lado esquerdo: com o direito do trabalho voltado para você, levante 50 pontos em toda lateral até a barra do pescoço e trabalhe 8 carreiras em ponto barra 2/2. Arremate.

Para o lado direito: levante pontos como para o lado esquerdo e trabalhe 4 carreiras em barra 2/2. Faça a carreira das casas dos botões: 2 pontos em barra, *2 pontos em barra juntos, laç, 10 pontos em barra* repetir ** até o final

Faça então mais 3 carreiras em ponto barra 2/2 e arremate.

Costure as laterais e as mangas.

Pronto! agora é só inventar um casaquinho bem bonito :-)

Quem me acompanha lá no Facebook sabe que estou fazendo um xale no momento, mesmo com todo calor aqui do RJ ele está crescendo..rs

Mas este é história para outro post :-D

Enquanto isso você pode visitar a minha loja que deve mudar de endereço em breve mas vou informar tudo direitinho no devido tempo:

Ou nos seguir no Instagram:

@miauatelier

Uma beijoca minha e do Batman ops! Francisco :-D

Até a próxima!