quarta-feira, 17 de maio de 2017

Workshop : Ponto de Tricô Mosaico + Coletinho Miau Atelier (noções)

Olá! :-)

Eu continuo naquela fase de não ter nada em vista para fazer no tricô e então fico inventando projetinhos simples..rs

O problema é que no caso deste coletinho eu nem anotei o passo a passo então vou deixar aqui o que eu lembro.

Mas eu quero te passar mesmo é este ponto bonitinho que eu coloquei na frente do colete.

O ponto é feito no estilo mosaico e é muito fácil de fazer. Você pode usar em alguma outra receita (respeitando a quantidade de pontos é claro), até porque este colete que eu fiz é praticamente sem nenhuma modelagem, bem simples mesmo.

Este ponto eu não lembro se eu vi na internet ou se foi de algum livro.

 Quando eu estava pesquisando sobre pontos mosaico eu anotei várias receitas para experimentar e agora não sei mais as fontes. 

Eu sempre gosto de deixar a origem do ponto porque afinal não fui eu que inventei (acho que esta prática não é muito comum pela internet,a regra parece que é omitir este dado) mas desta vez vou ter que ficar devendo :-D 

Anota então a receita do ponto (Não sei o nome dele!):

Múltiplo de 6 + 2

Passe os pontos sem fazer como se fosse em tricô

m - meia
t - tricô

Com o fio A (no caso deste colete é o verde mais claro) faça uma carreira em meia

Carr. 1 (com o fio B): 1 m, passe 1 ponto sem fazer, 4 m *passe 2 pontos sem fazer, 4 m* repetir ** até os 2 últimos pontos, passe 1 sem fazer, 1 m

Carr. 2 (com o fio B): 1 t, passe 1 sem fazer, 4 t *passe 2 sem fazer, 4 t* repetir ** até os 2 últimos pontos, passe 1 sem fazer, 1 t

Carr. 3 (com o fio A): 1 m, passe 1 sem fazer, 4 m *passe 2 sem fazer, 4 m* repetir ** até os últimos 2 pontos, passe 1 sem fazer, 1 m

Carr. 4 (com o fio A): 1 m, passe 1 sem fazer, 4 m *passe 2 sem fazer, 4 m* repetir ** até os últimos 2 pontos, passe 1 sem fazer, 1 m

Carr. 5 (com o fio B): 3 m *passe 2 sem fazer, 4 m* repetir ** até os últimos 5 pontos, passe 2 sem fazer, 3 m

Carr. 6 (com o fio B): 3 t *passe 2 sem fazer, 4 t* repetir ** até os últimos 5 pontos, passe 2 sem fazer, 3 t

Carr. 7 (com o fio A): 3 m *passe 2 sem fazer, 4 m* repetir ** até os últimos 5 pontos, passe 2 sem fazer , 3 m

Carr. 8 (com o fio A): 3 m *passe 2 sem fazer, 4 m* repetir ** até os últimos 5 pontos, passe 2 sem fazer , 3 m

Repetir as 8 carreiras 

Bom, para fazer o colete eu usei 2 novelos de fio Família verde claro e 1 novelo do mais escuro (não sei os números mas com certeza são fáceis de encontrar), agulhas 3,5 para as barras e 4,5 para o corpo

Se você reparar vai ver que o colete tem pouquíssima estrutura..rs, ele é praticamente todo quadrado porque eu queria acompanhar o ponto e fazer o mínimo de cálculos possível (preguiça :-D) mas você com certeza pode caprichar mais!

Vou te passar o que eu lembro:

Eu montei 62 pontos e trabalhei 10 carreiras em barra 2/2 com a agulha 3,5. Depois passei para a agulha 4,5 e comecei o ponto mosaico até ficar com mais ou menos 14 cm de altura.

Para fazer as cavas eu arrematei 3 pontos de cada lado e continuei com o ponto até mais ou menos uns 19 cm.

Para o decote eu arrematei os 16 pontos centrais e trabalhei nos 20 pontos de cada lado separadamente até ficar com 27 cm no total.

Se você for fazer checa o número de pontos para ver se é isto mesmo lembrando que você deve ter de cada lado do decote um múltiplo de 6 + 2

O avesso eu fiz em ponto meia com o mesmo número de pontos:

A abertura não ficou centralizada nas costas mas você pode tentar prestando mais atenção do que eu ..rss

Coloquei 3 botões:

Levantei pontos nos braços e ao redor do pescoço e fiz 5 carreiras de barra 2/2 com a agulha 3,5

Depois enfeitei com picots:

Como eu te falei o colete é bem primário..rs mas até que ficou bonitinho então eu coloquei lá na loja.

Ele veste bebês de 3 a 6 meses.

Para adquirir é só ir aqui:

Ah, uma observação final!

Algumas pessoas me perguntam se eu dou aulas de tricô e a resposta é não.
Infelizmente não tenho tempo para isso, quem sabe um dia :-)

Por enquanto vou deixando apenas dicas por aqui e na minha página do Facebook e a gente vai aprendendo juntos. 

Eu sei que já falei umas 200 vezes ..rs mas vou repetir, eu aprendi praticamente tudo (e ainda aprendo!) olhando vídeos e explicações na internet.

Só um alerta: quando você for procurar ajuda na internet, seja criterioso na escolha de quem está dando a informação. 

Já vi muita gente ensinando o que não sabe por aí com a síndrome do professor...rs

Procure ver a qualidade do trabalho da pessoa, tem "professores" que você nem vê um trabalho sequer!

Assim você vai poder aprender com quem realmente sabe do que está falando e absorver a informação correta. Eu pelo menos sou assim! 
Para me ensinar tem que mostrar primeiro o que sabe :-D

Um bom lugar para você aprender caso você não fale inglês é neste site aqui.

O português é de Portugal mas claro dá para entender tudo. Ainda não conheço site mais completo do que este em português:

http://www.nionoi.pt/category/tricot/

Eu vou ficando por aqui e esperando uma inspiração para o próximo projeto.

Enquanto isso a gente vai se divertindo inventando coisinhas..rs

Bjs meus e da coisa mais linda do mundo, o Jon. Vulgo Blau :-D

No Instagram e no Twitter você me acha assim:

@miauatelier

Depois eu volto!

Arquivo do blog