sexta-feira, 16 de junho de 2017

Workshop: Touca Vintage para Bebê Miau Atelier (0 a 3 meses)

Olá! :-)

Hoje eu quero te passar uma receitinha de touca bem simples.

Esta touca foi inspirada nesta aqui:

mas eu a modifiquei tanto que virou uma touca totalmente diferente :-D

Primeiro eu quero te dizer que eu fiz esta da foto com agulhas 3,5 e fio Família - não faça isso! rs

Use a agulha 4 ou 4,5 porque a minha ficou super pequena, esta só serve para bebês recém nascidos.

Foi até difícil vestir o lustre que eu uso como cabeça (mas coube!):

Não sei o que eu estava pensando..rs, eu já tricoto super justo e é claro que iria ficar pequena.

Bom, então para um fio da espessura do fio Família, use agulhas no mínimo 4 tá?

A touca é bem simples de fazer, até o alto da cabeça que pode parecer complicado é fácil de fazer porque ele é feito aberto e depois costurado:

O ponto que eu usei na lateral da cabeça também é simples porém tem uma carreira onde você vai precisar usar uma agulha auxiliar para colocar pontos à espera.

Se você é iniciante e achar difícil substitua por qualquer outro ponto mas não deixe de tentar.

Anota a receita então!

Vamos começar pelo ponto que eu usei na lateral, você pode usá-lo em outros trabalhos, ele é super bonitinho.

Este ponto é do livro "The knit stitch pattern handbook"

Shuffling Cables

Múltiplo de 5 + 1

t - tricô
m - meia

Carr. 1: *1 t, coloque 2 pontos á espera na agulha auxiliar atrás do trabalho, 2 m, volte com os pontos para a agulha auxiliar e trabalhe-os em meia* repetir ** terminando com 1 t

Carreiras 2 e 4: 1 m *2 t, 3 m* repetir ** até o final

Carreiras 3 e 5: *3 t, 2 m* repetir ** terminando com 1 t

Carr. 6: como a 3

Repetir as 6 carreiras

Agora vamos para a receita da touca.

Para o tamanho de 0 a 3 meses escolha um fio compatível com agulhas 4 (como eu falei no início do post) e monte 66 pontos

Trabalhe 6 carreiras em barra 2/2

Comece então o ponto da lateral e trabalhe com ele até medir 10 cm no total

Trabalhe a próxima carreira em ponto meia aumentando 6 pontos distribuidamente = 72 pontos

Trabalhe o avesso em tricô e na próxima carreira comece as diminuições para o alto da cabeça:

m - meia
t - tricô
ms - mate simples
2pjm - dois juntos em meia

Carr. 1: *1 ms, 14 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 2 e todas as pares: t

Carr. 3: *1 ms, 12 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 5: *1 ms, 10 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 7: *1 ms, 8 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 9: *1 ms, 6 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 11: *1 ms, 4 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 13: *1 ms, 2 m, 2pjm* repetir ** até o final

Carr. 15: *2pjm* até o final

Passe um fio pelos pontos que restaram e dê um nó firme. Costure a parte da nuca.

Agora você precisa fazer a faixa do pescoço. A minha ficou com aproximadamente 28 cm MAS lembre-se que a minha touca provavelmente é menor do que a sua.

Meça a parte do pescoço. 

De um dos lados ela deve ficar paralela com a touca e do outro ela deve ser maior do que a touca que é onde você vai fazer a casa do botão.

Monte 10 pontos e trabalhe em barra 2/2 até ficar com o tamanho suficiente para fechar a touca sem enforcar o bebê :-D

Para fazer a casa do botão:

Trabalhe 4 pontos em barra 2/2, nos próximos 2 pontos faça 1 laçada e 2 pontos juntos em tricô ou meia dependendo do seu trabalho, trabalhe os pontos restantes em barra 2/2

Você pode deixar a finalização reta ou fazer em formato de seta.

Para fazer em seta vá diminuindo no lado direito do trabalho as laterais sendo que você deve fazer o início em mate simples, continuar em barra 2/2 até os últimos pontos e terminar em 2pjm.

Continue diminuindo até restar poucos pontos e arremate.

Costure esta faixa na barra do pescoço e coloque o botão:

Para finalizar enfeite da forma que preferir. Eu fiz esta florzinha em crochê e também fiz um ponto leque ao redor da touca:

E pronto!

Você pode ir modificando os pontos e fazer de vários modelos.

Não sei ainda se a minha irá para a loja mas para conhecer o que tem disponível lá é só clicar aqui:

Para me seguir no Instagram ou Twitter é só procurar por 

@miauatelier

Hoje quem vem mandar beijinhos é o Francisco porque enquanto eu escrevo aqui ele está olhando para a minha cara sentado na escrivaninha e me pedindo almoço :-D